Hoje vamos falar de um dos ícones da nossa amada Ilhéus a Catedral de São Sebastião
Aqui, quem escreve a vocês é um apaixonado pela cidade e quer compartilhar um pouco mais da nossa cultura e história.
Cartão postal do nosso munícipio, a Catedral de São Sebastião é um imponente patrimônio brasileiro.
A igreja construiu o prédio filiado, em estilo Neoclássico, nos anos 30, porém, a finalização ocorreu por volta de 1967. Esse edifício é a principal igreja da Diocese Católica de Ilhéus, estabelecida em 1913 pelo Papa Pio X.
A igreja impressiona os visitantes pela altura da abobada que chega a 47 metros, pelas colunas gregas e romanas e pelos vitrais que contam a história da igreja, bem como parte importante da vivência dos coronéis do cacau.
O arquiteto Salomão da Silveira e Dom Frei Eduardo José Herberold, bispo recém-chegado, conceberam o projeto da catedral. Em 1931, Dom Frei Eduardo realizou a bênção do terreno onde deveria ser construída a Catedral e deu início à obra, porém, logo em seguida, a construção foi paralisada.
Houve grande discussão sobre o estilo da mesma e sobre sua localização. Para se encontrar uma solução, o prefeito Eusínio Lavigne decidiu consultar o diretor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, professor Arquimedes Memória.
Este imponente templo da igreja católica representou o sonho da comunidade ilheense por mais de trinta anos. Ela representa o sonho do bispo que iniciou as obras, ele sepultou D. Eduardo na própria igreja, e até hoje, muitos fiéis o idolatram, considerando-o um santo. A construção da catedral, inaugurada em 1967, demandou mais de trinta anos
Portanto, ao visitar a nossa cidade, conheça a nossa Catedral de São Sebastião.